MINDSET: Você já se perguntou como anda seu mindset e como ele influencia na gestão da sua empresa?

Mindset significa configurar, é a configuração da mente. Nossa mente é como um computador com vários softwares, alguns são bons, outros são ruins. O modo como você vê o mundo é como um mapa formado pelas suas crenças e valores.

Não é curioso que duas pessoas tenham impressões tão diferentes de um mesmo acontecimento ou lugar? Por exemplo, você vai a um working shopping com um colega de trabalho. Você diz que gostou do evento e das ideias apresentadas. Contudo, o seu colega de trabalho discorda, e para ele as ideias não foram interessantes.

Isso ocorre devido ao mapeamento da mente de cada um, a maneira de enxergar o mundo é diferente. Esse mapa é formado por opiniões, valores e crenças e governam nossa maneira de agir no dia a dia. O Mindset é a linha de raciocínio que direciona a vida das pessoas. Por exemplo: quando você conhece o caminho para se tornar um milionário, no seu Mindset você sabe que isso é possível e acredita que vai conseguir. Mas quando você não conhece esse caminho, sua mentalidade pode ser crítica com relação a isso, levando você até a pensar que é impossível para você.

O Mindset é a percepção de realidade que temos sobre nós mesmo! Ou seja, cada um vive dentro da sua realidade. A realidade que vive um milionário é totalmente diferente da realidade que vive um empreendedor iniciante.

A mentalidade que nos direciona, varia de pessoa para pessoa. Mas ele pode ser mudado, ou seja, você pode desenvolver o seu Mindset para conseguir entrar em uma nova realidade. O Mindset muda a nossa vida, pois é a forma como enxergamos a nossa realidade que aumenta ou diminui a nossa crença em nós mesmos.

Você já pensou a importância do Mindset para os seus negócios, e para você como empreendedor? Você já deve ter ouvido a respeito, mas não deu muita atenção, pois havia assuntos mais urgentes com que se preocupar.

Estamos sempre atarefados, correndo contra o tempo para darmos conta de cumprir com as nossas obrigações diárias, às vezes desejamos que o dia tenha mais de 24 horas devido os inúmeros afazeres.

A maioria de nós empreendedores gostaríamos de termos mais tempo com a família. Gostaríamos de mais tranquilidade financeira.

Para que isso aconteça, é preciso reestruturar o seu Mindset e influenciar todos no seu entorno a fazer o mesmo.

Aperfeiçoar o Mindset é a resposta comprovada para ganhar produtividade, dedicar mais tempo à família, lidar melhor com a vida financeira e se cuidar, não só da saúde, mas até da aparência, enfim, valorizar a auto estima.

Cada pessoa é única, por isso as prioridades são diferentes. Mas existe algo em comum: todos querem desenvolver seu potencial.

Mudar o nosso Mindset é fácil desde que você saiba como fazer. Você precisa adquirir novos conhecimentos, ler bons livros, investir em novos cursos.

O conhecimento te dá asas, abre portas, transforma mentes, atrai oportunidades. A transformação mais importante que o conhecimento traz, é que ele nos faz acreditar, quando conhecemos o caminho temos mais facilidade em acreditar que é possível e que temos capacidade para realizar.

O maior desafio no Mindset não é mudar o nosso. E sim mudar o Mindset das pessoas ao nosso redor. Um grupo de funcionários com um Mindset negativo, pode levar a empresa à falência. Por isso é fundamental nos negócios e trabalhos em equipe, que todos vivam a mesma realidade.

Diversas razões podem levar alguém a ocupar uma posição de liderança. Algumas pessoas acreditam que as pessoas nascem com habilidades para o sucesso.

Em contrapartida, alguns desenvolvem a consciência de que muitas coisas acontecem em razão das circunstâncias, e não por estarem “predestinadas” a determinadas posições hierárquicas.

Essas pessoas conseguem focar no seu principal objetivo e desenvolver as habilidades que ainda não possuem. São conscientes que o aprendizado é um processo onde pode haver erros e fracassos, porém, não se abalam com as dificuldades.

Não contornam desafios, buscam aprender com eles. Assim é o Mindset do crescimento.

Nesse contexto, adotar um mindset de crescimento é entender que os fracassos não são pessoais, acontecem em razão das circunstâncias. Ao invés de desistir do objetivo, se preparar melhor e persistir até o sucesso.

Entender suas limitações e dividir os grandes objetivos em tarefas menores e realizáveis. Comemorar cada conquista para mostrar a sua mente que está evoluindo e sentir prazer nisso.

Os especialistas nesse assunto, nos orienta a seguir três passos:

• Ter foco;
• Acreditar;
• E ser resiliente.

A perda do foco é um dos principais motivos para o fracasso das pessoas e empresas. Concentrar sua atenção e esquecer o restante da lista significa não gastar energia com o que não pode ser resolvido naquele momento.

Quando você se permite acreditar que algo pode não dar certo seu cérebro começa a poupar energia e você não se dedica 100% naquilo. Comemorar as pequenas vitórias é essencial e incentivador para chegar onde se almeja.

Adquirir clareza do seu papel na organização e concentrar seu foco no que você faz de melhor. Além do esforço especial você também deve ser capaz de delegar responsabilidades.

Colocando em prática estes conselhos, você conseguirá mais resultados com menor esforço.