Movvime

Governança
Corporativa

1.Objetivo

1. Objetivo

Em atendimento à Circular BACEN nº 3.681 de 04 de novembro de 2013, Artigo 6º, o objetivo deste relatório
é demonstrar a estrutura de gerenciamento de risco de liquidez existente na MovviMe e seus principais pontos
de atuação.

2. Risco de liquidez

Conforme a Circular 3.681/2013 do Banco Central do Brasil em seu Artigo 2º, Inciso II, risco de liquidez para instituições de pagamentos define-se como:

“… possibilidade de a instituição de pagamento:

a) não ser capaz de honrar eficientemente suas obrigações esperadas e inesperadas, correntes e futuras sem afetar suas operações diárias e sem incorrer em perdas significativas; e

b) não ser capaz de converter moeda eletrônica em moeda física ou escritural no momento da solicitação do usuário;”

3. Gerenciamento de risco de liquidez na MovviMe

As diretrizes de Governança Corporativa da MovviMe são estruturadas considerando a divisão nas atividades nas 3 linhas de defesa ao risco

Linha de defesa

Áreas de negócio e de suporte

Linha de defesa

Riscos, controles internos e compliance

Linha de defesa

Riscos, controles internos e compliance

A estrutura de Gerenciamento de Risco de Liquidez na MovviMe é compatível com a natureza de suas operações, bem como com a complexidade dos produtos e serviços prestados. A mesma foi dimensionada de acordo com a exposição aos potenciais riscos identificados. Está alocada na estrutura de Gestão Integrada de Riscos, a qual é segregada das áreas de negócio e de suporte, e das atividades de Auditoria Interna.

A equipe atua com o objetivo de identificar, avaliar, monitorar e controlar a exposição ao risco de liquidez em diferentes horizontes de tempo. Para isto constantemente acompanha a execução dos procedimentos na primeira linha de defesa, realiza testes e requer evidências da execução dos controles.

Periodicamente são avaliados os planos de contingência de liquidez considerando as responsabilidades e procedimentos para acionamento dos mesmos em caso de estresse de liquidez, avalia-se também sua compatibilidade com eventuais alterações na exposição ao risco de liquidez.

As políticas, normas e estratégias relacionadas ao gerenciamento de risco de liquidez são elaboradas pela equipe de gestão integrada de riscos e submetidas à aprovação da Diretoria, ainda, esses documentos são revisados no mínimo anualmente ou em casos de alterações significativas na exposição ao risco.

As atividades relacionadas aos serviços de pagamentos prestados e o monitoramento das ações mitigadoras à exposição ao risco de liquidez estão incluídas no plano de continuidade do negócio da MovviMe, o qual é revisado no mínimo anualmente e testado periodicamente.

4. Responsabilidades

As diretrizes de Governança Corporativa da MovviMe são estruturadas considerando a divisão nas atividades nas 3 linhas de defesa ao risco

Entre em contato conosco

Em caso de dúvidas sobre nossas práticas, ou caso deseje entrar em contato com a MovviMe para atualizar ou corrigir qualquer uma de suas informações cadastradas ou exercer seus direitos, nós estaremos disponíveis através do nosso chat e do nosso e-mail contato@movvime.com.br, por meio do nosso encarregado no tratamento de dados (DPO – Data Protection Officer).

Você entende e concorda que deve manter o seu cadastro na Plataforma atualizado, com informações precisas para contato (tais como endereço de e-mail e telefone), para que possamos enviar informações importantes sobre os Produtos e Serviços oferecidos e entrar em contato com Você.

Atualizado em 01/2021